CRICIÚMA

A cidade de Criciúma foi colonizada por imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil no século XIX. A data de sua fundação, considerada pelos historiadores, é a de 6 de janeiro de 1880. Da agricultura, a colônia rapidamente se desenvolveu impulsionada pela descoberta de carvão mineral em seu território, na década de 1910, atraindo a atenção de investidores do centro do país, como Rio de Janeiro, e do exterior, como a Inglaterra.
Logo chegou a estrada de ferro para transportar o mineral, ligando a cidade ao centro do país, crescimento que levou a cidade à conquista de sua emancipação política em 4 de novembro de 1925.


A partir da década de 1960 a cidade conheceu um grande impulso, com a diversificação de sua economia, iniciando pela forte indústria de revestimentos cerâmicos. Nas décadas seguintes acidade foi se modernizando e a indústria continuou sua diversificação com descartáveis,confecções, metal-mecânico e químico, entre muitas outras, além de se tornar o mais importante centro médico e centro universitário entre as capitais Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), e a serra catarinense. Consolidou importantes empresas do ramo alimentício,como supermercados, e construção civil, ampliando suas áreas de atuação por Santa Catarina e estados vizinhos. No boom que a cidade conheceu em 1980 foi construído o Crisul Hotel,reinventado pela Rede Interclass a partir de 2016 e entregue à comunidade em 2017.

A cidade dispõe de um Centro de Exposições, onde acontecem feiras de negócios, e diversos centros de convenções. Criciúma sedia todos os anos a Feira do Livro, considerada uma das mais importantes do estado catarinense, e a Quermesse da Tradição e Cultura, atual “Festadas Nações”, reunindo representantes das etnias italiana, alemã, polonesa, portuguesa,africana, árabe e espanhola, com suas especiarias e danças típicas.


A população atual estimada de Criciúma é de 209.153 habitantes (IBGE 2016). A cidade está situada às margens da BR 101, no Litoral Sul, entre as capitais Florianópolis (199,8 km) e Porto Alegre ( 279,3 km). As praias e lagoas próximas estão a 30 Km e polo de gastronomia italiana,na cidade de Nova Veneza, está a 25,9 km. A Serra do Rio do Rastro, na cidade de Lauro Müller, está a 51,7 km, e os Canyons, em Praia Grande, a 103,4 km.


O aeroporto comercial mais próximo da cidade é o Regional Sul Humberto Bortoluzzi, na cidade de Jaguaruna, a 43,4 km. A oito quilômetros de Criciúma, na cidade de Forquilhinha,está localizado o Aeroporto Regional Diomício Freitas, atualmente operando voos particulares.A cidade é também servida por redes de ônibus intermunicipais e interestaduais e acesso próximo a redes internacionais.

Aproveite e faça sua reserva agora mesmo.
Sua melhor opção em Criciúma!